MRP NAPHTA

Sistemas de Gestão para Produção

O que é MRP? Quais os benefícios do MRP?

Você sabe o que é MRP? É a sigla para Material Requirement Planning, um sistema especializado de gestão de produção, focado na gestão e planejamento de inventário para produção. Sendo assim, ele é vital na rotina e na gestão de indústrias e outros empreendimentos com produção em larga escala.

Especificamente, ele utiliza um sistema avançado de cálculos para controlar a quantidade e o fluxo de todos os materiais e componentes necessários para o andamento da produção. Ele controla o estoque e utiliza o ritmo de produtividade da empresa entre outros fatores-chave para definir o melhor momento de compra de novos materiais, para evitar excessos e diminuir desperdícios.

Para fazer isso, o software se utiliza de 3 tipos de dados principais: demanda, lista de materiais e saldo de estoque. A partir dessas 3 informações básicas o próprio sistema cria uma rotina otimizada e adaptável a situação do negócio, reduzindo o tempo necessário para calcular os ajustes de inventário e aumentando a precisão da tomada de decisões nesta área.

Sendo assim, as duas principais vantagens de contar com um MRP no seu negócio são mais agilidade nos processos diários de gestão e maior potencial de lucro devido a otimização da manutenção de estoque. Por isso, ele é indispensável para qualquer negócio que quer se manter competitivo e otimizado diante dos desafios diários de organizar uma grande linha de produção.

circle-b

Principais benefícios do MRP NAPHTA:

Na NAPHTA vamos desenvolver um sistema especializado para o seu negócio, ou seja, personalizado para os seus tipos de produtos, materiais e especificações da sua produção, sem deixar NENHUM item de fora.

MRP x ERP entenda a diferença:

Talvez uma das questões que mais recebemos é: qual a diferença entre MRP e ERP e qual dos dois é o melhor para o seu negócio? A resposta é simples, os dois!

Primeiro vamos falar da diferença entre os dois. Enquanto o ERP é um sistema de gestão completo, capaz de administrar todos os recursos necessários para um negócio, como financeiro, recursos humanos, processos administrativos e outros, o MRP foca exclusivamente nos recursos e processos da produção.

Mas o que isso quer dizer exatamente? É fácil, embora os dois sistemas utilizem cálculos e automatização de processos, o MRP é muito mais específico e portanto, normalmente, possui recursos mais avançados que o ERP quando o assunto é gestão e planejamento de produção.

Inclusive, não é nada incomum que empresas maiores integrem os dois sistemas para obter o melhor dos dois sistemas e obter ainda mais vantagens. Aqui na Naphta, nós também integramos os seus sistemas para uma solução completa, ou se você ainda não possui nenhum dos dois, criamos e integramos o seu MRP e o seu ERP Naphta.

MRP I E MRP II:

Existem duas categorias de MRP, que são separadas de acordo com o nível de profundidade e complexidade de gestão e automação que oferecem. Confira as duas:

MRP I – Material Requirements Planning, a versão simplificada onde o sistema faz a gestão dos processos e dos materiais, mas não automatiza a tomada de decisões baseado na capacidade e na realidade da empresa.

MRP II – Manufacturing Resource Planning, a versão mais completa e indicada para negócios e indústrias maiores. Este módulo faz toda a gestão de estoque e de materiais e adapta os resultados e as diretrizes de acordo com a realidade da produção, ou seja, ele adapta todas as tomadas de decisões de acordo com as flutuações de mercado, garantindo a eficiência e a otimização do estoque e da produção.

Principais setores que utilizam MRP NAPHTA:

autopeças

AUTOPEÇAS

calçadista

CALÇADISTA

confecção

CONFECÇÃO

metalurgia

METALURGIA

química

QUÍMICA

autopeças

COMUNICAÇÃO VISUAL

Empresas que usam tecnologia Naphta

25
Anos de Experiência
70+
Empresas Atendidas

A Naphta já entregou dezenas de softwares personalizados para todas as fases do processo de gestão: do administrativo ao chão de fábrica.

Do varejo à indústria, com empresas de todos os portes, porque a tecnologia é para todos.