erp-naphta

Erp o que é? Conheça 10 benefícios do ERP para seu negócio

Se você chegou aqui porque pesquisou “erp o que é?”, está no lugar certo!

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, que adaptado para a nossa linguagem significa o mesmo que Sistema de Gestão Integrado.

Então sim, ERP é um sistema de controle de gestão que integra diversas informações de diversas áreas de uma empresa para facilitar a vida de gestores e administradores, economizando tempo e possibilitando mais controle nas tomadas de decisão e decisões mais ágeis e acertivas.

Então em resumo, para “erp o que é?”  a resposta é a seguinte: um sistema de gestão e controle que integra processos e organiza informações para facilitar a tomada de decisões em uma empresa ou negócio.

Qual a diferença entre o ERP e Sistemas de Gestão?

A verdade é que um ERP e um Sistema de Gestão são em teoria a mesma coisa, mas apenas da mesma maneira que um chiuaua e um pastor alemão também são cães, ou seja, são a mesma coisa, mas completamente diferentes!

Difícil de entender? Calma que a gente explica, erp o que é, provavelmente é a pesquisa no Google que mais traz pesquisadores e tráfego da Naphta, então pode ter certeza que a gente sabe responder isso.

A principal diferença é que qualquer sistema que organize qualquer tipo de informação administrativa já é considerado um Sistema de Gestão, enquanto que um ERP deve, além disso, analisar e integrar um volume de informações muito maior, como vendas, estoque, compras e também diversas outras atividades de outros setores.

Vou dar um exemplo clássico, sabe aquele sistema para organizar a sua agenda e te avisar de alguns compromissos? Pois é, ele é um sistema de gestão, mas não passa nem perto de um ERP.

Em um ERP clássico, muitas informações de diversos setores, como vendas, financeiro e estoque, são coletadas, filtradas, organizadas, mensuradas e apresentadas de maneira centralizada para assim, ajudar o administrador a entender o desfecho de toda uma cadeia de processos de maneira ágil.

É claro que a quantidade de processos e setores que um ERP é capaz de gerir dependem muito dos módulos integrados. que variam de acordo com o mercado, as atividades e as áreas de interesse da empresa e da equipe, por exemplo.planejamento dos recursos da empresa

Isso elimina informações duplicadas, falta de organização ou identificação de informações, falta de clareza nos processos e o melhor de tudo, evita que certas informações cruciais passem despercebidas.

Quem emitiu uma nota, de qual venda, referente a qual produto, que saiu de qual unidade e estava no estoque desde quando? Normalmente esse tipo de processo pode ser caótico, demorado e impreciso, mas com o ERP, o administrador fica sabendo de tudo isso com apenas 2 ou 3 cliques.

Quais são os benefícios do ERP? Veja 10 aqui.

Antes de falarmos de quem são os maiores beneficiados na utilização desse tipo de software, vamos falar um pouco das principais vantagens de utilizar esse tipo de sistema no seu negócio:

1 – Organização de dados

Concentração e organização de informações em uma interface amigável. Todos os dados que você precisa de maneira simples.

2 – Filtragem e coleta de dados

Fim dos dados duplicados ou da falta de dados em si. Mais de um setor enviando a mesma informação ao sistema ou algum número importante de fora? Com o ERP ideal, isso NUNCA mais vai acontecer.

3 – Agilidade

Não é só na coleta, organização e filtragem de dados que você e seu negócio ganham tempo. A partir do momento em que todas essas informações chegam fácil para você ou seu gestor, as decisões também são mais rápidas.

4 – Flexibilidade

Decisões mais rápidas podem ser executadas com mais agilidade e isso dá mais adaptabilidade, competitividade e flexibilidade ao seu negócio. Poder se adaptar rapidamente a um novo cenário é essencial, principalmente em tempos de crise é um grande diferencial para qualquer empresa.

5 – Precisão

Lembra daquele problema pra ontem que você precisou chutar a solução porque não dava tempo de entender? É, com um ERP isso não acontece mais. Chega de chutar, chega de achismo, com um ERP você toma decisões com propriedade pois tem as métricas necessárias exatas para analisar e decidir.

6 – Simplificação

Outro ponto importantíssimo é a simplificação e automação de tarefas. Com a tecnologia certa, muitos processos manuais são automatizados e muitos processos complexos são facilitados.

Tirar e integrar notas? Cadastrar clientes e produtos? Calcular métricas a mão? Todos esses e outros processos demorados e que derrubam sua produtividade deixam de ser um problema quando você conta com o sistema certo.

7 – Menos dor de cabeça

E um reflexo disso é que existe menos dor de cabeça e menos tempo exigido para resolução de problemas e mais tempo disponível para pensar no futuro e no crescimento.

Sim, muitos de nossos clientes relatam que um bom ERP literalmente diminuiu o estresse da equipe e tornou a rotina de trabalho muito mais agradável simplesmente porque alguns problemas clássicos e recorrentes que causavam atritos e desgosto deixaram de existir.

Erros recorrentes, problemas de controle de estoque, soluções não eficientes, problemas com fornecedores e muitas vezes até operações não eficientes da rotina de trabalho. Um ERP pode identificar e revelar problemas que, através de métricas precisas podem ser resolvidos de maneira eficiente e com as soluções corretas.

8 – Aumento de produtividade

Não deve ser nenhum mistério a essa altura, mas otimizar processos, reduzir custos, agilizar contatos com fornecedores e tomar decisões mais assertivas acabam com certeza aumentando a produtividade do seu negócio e das suas operações de maneira geral.

9 – Previsibilidade

Umas das grandes vantagens do ERP também é a previsibilidade, que nada mais é que um reflexo do bom andamento e da continuidade do seu negócio com esse tipo de sistema. Sim, quando tudo está funcionando, organizado e medido, é mais fácil se preparar para o futuro, pois você já vai ter exatamente os dados necessários para medir suas decisões.

10 – Lucro

Faz-me rir, dinheiro no bolso, chame do que quiser, no final das contas a resposta para: Erp o que é? É LUCRO. O indicador final e nota 10 de que tudo está funcionando da maneira ideal é o aumento do lucro.

Depois de alinhar o seu processo, aumentar sua produtividade, tomar decisões precisas e melhorar sua competitividade, o que você ganha é uma margem maior e por consequência, mais LUCRO.

E aí, gostou do nosso artigo Erp o que é? Conheça 10 benefícios do ERP para seu negócio? Confira nosso blog para ver mais conteúdo!

Gostou desses 10 benefícios? Conheça agora o ERP Naphta e traga todos eles para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DOWNLOAD

Faça o download das nossas ferramentas de suporte remoto. 

SUPORTE

Orçamento

Preencha o formulário com seus dados que vamos retornar com uma solução para você.